Então é melhor evitar aquelas frases da parte ruim da auto-ajuda irresponsável que travam seu empenho, acorrentam seu desempenho e criam clima para minar a motivação e destruir o desafio em sua carreira. Colecionei muitas delas, mas três são detestáveis, porque podem acabar com seu futuro seja na empregabilidade ou no empreendedorismo.
Há tempos que venho pensando: qual a pior frase no mundo dos negócios e também na vida pessoal, profissional
e empresarial?
Seria aquela de Erasmus Wilson que teria dito: -Quando a Bienal de Paris terminar, ninguém mais falará desta tal de luz elétrica? Não, esta não é a pior delas. Seria a daquele descobridor de talentos que olhou para o jovem Fred Astaire e disse: -É careca e dança um pouquinho? Não, ainda não é esta. Ou será aquela frase dita por alguém que, quando soube que um manifestante jogou uma galinha contra uma prefeita, comentou: - É o mesmo que jogar um veado num político enquanto ele pronuncia seu discurso. Também não é. Muito
menos também não é a frase de Bill Gates que teria profetizado que, na virada do século passado, jornais, revistas e livros iriam perder mercado, pois tudo seria virtual.
AS TRÊS PIORES FRASES DO MUNDO TRANSFORMAM UM EXTRAORDINÁRIO NUM ORDINÁRIO E UM PROFISSIONAL INCOMUM NUM COMUM. Fuja delas agora.
Eu elegi as três piores frases do mundo que destroem a sua capacidade de ganhar dinheiro e amarram sua capacidade de vencer. Mais do que o troféu abacaxi, essas três frases vão receber o Oscar dos bloqueadores da riqueza e da ascensão profissional. Mas não percamos
tempo. Vamos chamar a frase que ficou em terceiro lugar.
A FRASE QUE RECEBEU O OSCAR “PRIVADA DO OBSOLETISMO”
E esse prêmio vai para...
- Em time que está ganhando não se mexe. Ora, se este é o lema de sua vida prepare-se para o pior. Se o mundo está mudando e você não muda, vai acabar pegando a lepra do conformismo. Em time que está ganhando se mexe, sim senhor. E se mexe porque os outros
estão mexendo e mudando as regras do jogo. Você tem que mexer sempre porque a novidade está ficando obsoleta. Hoje quase não adianta mais fazer exercícios de futurologia para tentar adivinhar o próximo lance dos acontecimentos sociais, políticos e econômicos.
Alguém sabe qual o próximo lance da vida? Também não faz muito sentido ficar observando variáveis controláveis e incontroláveis de micro e macro ambientes para detectar tendências. Alguém sabe quais as tendências reais do futuro? O segredo dos vencedores é este: jogar, ganhar, mexer, jogar, ganhar e mexer de novo. A não ser que você combine com os concorrentes quais os próximos movimentos estratégicos deles. Mas vamos chamar a frase que ficou em segundo lugar.
COM VOCÊS PARA GANHAR O OSCAR “GANGRENA NA PERNA DE PAU”...
E esse prêmio vai para a frase: Não dê um pulo maior que a perna. Ora, se você pensa assim, seu cérebro está lhe dando ordens diárias: - Concentre-se na perna, não no pulo. Pense no problema, não na solução. Diga sempre que a taça está meio vazia e não meio cheia. Fale sempre que o sol está morrendo ao entardecer e jamais que está nascendo para inundar de luz e amor um outro país. Grite bem alto que você tem uma dificuldade e não uma oportunidade. Berre sempre que uma objeção no mundo dos negócios é uma rejeição e não uma chance para a fidelização de clientes. Pregue sempre que o mercado está difícil e jamais diga que você precisa hoje de novos desafios. Convença a você mesmo que todo cliente quer saber mesmo é de preço baixo e não de vantagem competitiva e de valor agregado. Quer pensar diferente? Então, mude esta frase. O segredo é você sentir e agir estrategicamente: use a perna dos outros para dar um pulo maior. Invente uma ponte chamada Conhecimento no abismo onde você vai ter que pular. Coloque molas em seus pés, isto é, seja tático. Afaste-se mais, tome distância para dar um pulo com maior velocidade, isto é, retroceda aos estudos para adquirir fôlego para o seu pulo, mas jamais acredite que para vencer você precisa dar um pulo menor que sua perna. Bem, mas vamos agora à frase campeã, a melhor delas para você se transformar num Mané na arte de viver e vencer.
A CAMPEÃ DAS CAMPEÃS PARA LEVAR O OSCAR INTITULADO “POBREZA FILHA DA MÃE”
E o prêmio vai para a frase: -Sou pobre, mas sou honesto ou a variável dela: mais vale um pobre honesto que um rico ladrão. Ora, quem foi que lhe disse que honestidade é um atributo? Pobreza e riqueza não são qualidades. São estados sociais ou posturas mentais. Da mesma forma, honestidade não é uma qualidade e, sim, um valor, um princípio, um dever da alma. Quando você diz que é pobre, mas honesto, você deixa espaço para que seu subconsciente encontre desculpas para o fracasso. É o mesmo que formatar o cérebro para sentir e pensar: - Eu nunca vou sair desta em que estou, meu destino é a desilusão, mas nem tudo está perdido: tenho caráter e dignidade. Em vez de ser um pobre honesto por que você não coloca um desafio em sua carreira: ser um rico ético? Para ser um vencedor pegue estas três frases e siga o contrário delas. Diga: Sempre mexerei em time que está ganhando porque nada é estático e não há crescimento sem revoluções de mudanças. Alguém já disse que para melhorar tem que piorar primeiro. Então, o slogan dos que vencerão é: mude,
piore e melhore. Para dar um pulo maior que a perna a partir de agora buscarei a sabedoria-ponte. E para atingir a prosperidade responsável quero ser um honesto rico: terei responsabilidade social e espiritualidade para ter compaixão e comprometimento para com meu semelhante. Sempre posso progredir financeiramente em busca de melhores resultados se evitar as frases malditasdo lado negro da auto-ajuda mentirosa. Se pensar nestas três direções você será mais que um profissional vencedor e bem-sucedido. Será um ser humano feliz e motivado.
MAURÍCIO GÓIS
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.mauriciogois.com.br